Gostou do artigo? Compartilhe!

PRIMEIROS 1000 DIAS DA CRIANÇA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

Os 1.000 dias, começa já na concepção!Da gravidez 🤰🏻de uma mulher até o segundo ano de seu filho👦🏽. É uma janela única de oportunidade para construir futuros mais saudáveis ​​e prósperos.
.
Os primeiros 1.000 dias são um período de enorme potencial e enorme vulnerabilidade. O quão bem ou mal as mães e as crianças são nutridas e cuidadas durante esse período têm um impacto profundo na capacidade da criança de crescer, aprender e prosperar.
.
Mas porque esses primeiros mil dias são tão importantes?
.
Isso ocorre porque os primeiros 1.000 dias são quando o cérebro🧠 de uma criança começa a crescer e se desenvolver e quando os alicerces de sua saúde ao longo da vida são construídos.
.
Pesquisas nas áreas de neurociência, biologia e desenvolvimento da primeira infância fornecem idéias poderosas sobre como a nutrição, os relacionamentos com seu filho e os ambientes que vivem moldam os resultados futuros.
.
A NUTRIÇÃO🍏🍌🍠🥦, em particular, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de uma criança e na capacidade de prosperar. A má nutrição nos primeiros 1.000 dias pode causar danos irreversíveis ao cérebro em crescimento de uma criança, afetando por exemplo sua capacidade de ter um bom desempenho na escola. A má nutrição pode causar obesidade posterior, diabetes e outras doenças crônicas que podem levar a uma vida inteira de problemas de saúde.
.
Estudos mostram que os países que não investem no bem-estar de mulheres e crianças nos primeiros mil dias perdem bilhões de dólares 💸💸 por diminuir a produtividade econômica e os custos mais altos em saúde. É por isso que vários dos principais economistas do mundo🌍 pediram maiores investimentos em nutrição e bem-estar de mães, bebês e crianças pequenas, como forma de criar futuros mais brilhantes e prósperos para todos nós.
.
Vocês já sabiam da importância desse período? Hoje em dia a consulta do pediatra que tem uma visão mais integral se baseia principalmente na prevenção de saúde e o pediatra mantém uma ligação muito forte com a família👨‍👩‍👧👩‍👩‍👦‍👦👨‍👨‍👦‍👦 por inteiro e não só focado no tratamento de doenças.
.

 

 

Autor

Dra Larissa Maciel Baptista

Dra Larissa Maciel Baptista

Gastroenterologia Pediátrica

Especialização em Gastroenterologia Pediatrica no(a) USP.